Saiba como aliviar o calorão que incomoda 18 milhões de brasileiras na menopausa
Ao decorrer da vida, as mulheres passam por várias fases, do ciclo menstrual até chegarem no encerramento do período reprodutivo e fértil, dando boas-vindas à menopausa em suas vidas e à fase do climatério. E, com a chegada dessa nova fase, alguns sintomas são detectados, como as ondas de calor que tiram o sono de muitas mulheres. Mas, afinal, você sabe como aliviar esse calorão?
O que são as ondas de calor na menopausa?
As famosas ondas de calor que atormentam cerca de 18 bilhões de brasileiras são calores extremos que disparam pelos corpos das mulheres e prejudicam o seu dia a dia, principalmente sua noite de sono, causando a insônia, em decorrência da transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, conhecido como climatério.
Em alguns casos, as ondas de calor podem ser mais recorrentes e agressivas, o que gera um maior risco das mulheres desenvolverem a síndrome metabólica (aumenta o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes) e pressão alta.
Sintomas e causas das ondas de calor na menopausa
Para identificar as ondas de calor, é importante prestar a atenção quanto aos sintomas listados abaixo:
- Calor excessivo;
- Transpiração;
- Fraqueza;
- Tonturas e vertigens;
- Náuseas;
- Dor de cabeça;
- Cãibras musculares;
- Diarreia.
As ondas de calor são decorrentes da queda repentina do estrogênio, cujo hormônio é responsável por regular a temperatura corporal da mulher, controlada pela vasodilatação, processo que mantém os vasos sanguíneos abertos com fluidez de sangue. Quando as mulheres são atormentadas pelas ondas de calor, significa que os vasos estão temporariamente contraídos.
Tratamento natural para as ondas de calor na menopausa
Dentre as alternativas de tratamento natural, destaca-se o suplemento 100% natural Meno Aliv, desenvolvido em cápsulas de softgel com tecnologia de ultra concentração que possui uma junção de elementos em sua fórmula que trazem benefícios ao corpo das mulheres que estão passando pela menopausa, como ajudar a lidar com o climatério e as ondas de calor, falta de libido, queda de cabelo, ossos fracos, insônia, irritabilidade, entre outros.
Alimentação e exercícios físicos
É indicado diminuir a quantidade de ingestão de cafeína e álcool, cessar o fumo e controlar o estresse. Quanto ao consumo de alimentos, deve-se ingerir, diariamente, leguminosas, lentilhas, feijão, e também peixes gordurosos, como salmão, sardinha e atum, pelo menos três vezes por semana.
Além disso, é indicado realizar, de 4 a 5 vezes na semana, exercícios aeróbicos, tais como:
- Caminhada;
- Dança;
- Hidroginástica;
- Ciclismo, entre outros.
Terapia de relaxamento
Além das opções de tratamento natural, é possível realizar terapias de relaxamento para aliviar demais sintomas, além das ondas de calor, como a irritabilidade, dores de cabeça e até dores musculares, tais como:
- Tai Chi;
- Meditação;
- Massagem terapêutica;
- Acupuntura;
- Aromaterapia.
Suplementos com óleo de prímula
O óleo de onagra, conhecido como óleo de prímula, é um suplemento rico em Ômega 6, utilizado para aliviar os sintomas da menopausa, e, inclusive, um dos componentes do suplemento natural Meno Aliv.
Este componente também auxilia no tratamento dos sintomas da TPM, na artrite reumatoide, previne doenças cardiovasculares, melhora a saúde da pele e previne a queda de cabelo.
Métodos para aliviar as ondas de calor na menopausa
Para aliviar as ondas de calor da menopausa, é recomendado:
- Evitar locais quentes, fechados e abafados;
- Optar por ambientes que possuam ar condicionado;
- Realizar atividades em horários mais frescos;
- Portar um leque ou um ventilador portátil;
- Tomar bebidas refrescantes;
- Evitar cafeína e bebidas alcóolicas;
- Praticar atividades relaxantes.
Terapia hormonal alivia as ondas de calor na menopausa?
A terapia hormonal é uma das opções adotadas por mulheres que sofrem de sintomas intensos na menopausa, como fortes ondas de calor, insônia, dores musculares, aumento de peso, entre outros que acabam prejudicando o dia a dia e o bem-estar delas.
Na TRH, são combinados o estrogênio e a progesterona, dois hormônios que o corpo da mulher para de produzir na menopausa, e são inseridos, geralmente via oral, em seus corpos. Ela reduz a frequência e a intensidade das ondas de calor, estas que surgem entre 60% a 80% das mulheres no período da menopausa. No entanto, há grandes riscos, como o aumento do risco de câncer no endométrio e na mama, trombose e acidente vascular cerebral (AVC).
Abordagem multidisciplinar
Durante a menopausa, as mulheres reagem cada uma à sua forma, e, dentre estas, algumas são atingidas de forma mais intensa pelos sintomas, como ondas de calor, irritabilidade, suores noturnos acompanhados de insônia, aumento de peso, etc. Muitas acabam recorrendo a tratamentos eficazes e se deparam com a terapia mais indicada: a reposição hormonal. No entanto, poucas são as que se preocupam com os efeitos colaterais proporcionados pela TRH e os riscos que ela apresenta à sua saúde, como câncer do endométrio e da mama, acidente vascular cerebral (AVC), além de que a terapia não previne o aumento de peso natural neste período.
É necessário avaliar quais são as melhores opções para cada mulher, principalmente se for restrita à reposição hormonal. O mais indicado é o tratamento natural que não possui contraindicações, nem efeitos colaterais, e, principalmente, os que possuem base em plantas medicinais.
Como escolher o melhor tratamento para aliviar as ondas de calor na menopausa?
Existem suplementos naturais para aliviar os sintomas da menopausa, mas poucos são aqueles que entregam o que prometem e que não apresentam malefícios ou componentes que possam apresentar à mulher, por exemplo, uma alergia aos suplementos que contém soja em sua composição.
Entretanto, o Meno Aliv é um dos suplementos naturais mais indicados do mercado, pois há, em sua fórmula, componentes que trazem apenas benefícios, como o óleo de prímula, óleo de linhaça, óleo de palma e TCM, e as vitaminas A, D, E e K, não há contraindicação e nem efeitos colaterais.
Há vários relatos de mulheres que utilizam o Meno Aliv que sequer lembram da sensação das ondas de calor, que o climatério já não é mais um problema, bem como os demais sintomas da menopausa.
O uso do suplemento natural Meno Aliv junto a dietas balanceadas e exercícios físicos transforma vidas.
Escrito por Redação Zolve Labs