Descubra a causa de um dos sintomas mais recorrentes durante este período e como se livrar dele!
Ao entrarmos na menopausa, nós, mulheres, sofremos uma série de sintomas, desde dores musculares à uma depressão severa. Entre os sintomas, no entanto, um dos que mais incomoda a autoestima é a barriga inchada, o famoso estômago alto, proporcionado pela perda da produção natural de estrogênio.
Causas da barriga inchada na menopausa
Além da interrupção na produção dos hormônios femininos estrogênio e progesterona, também há outros motivos pelos quais a barriga inchada se torna parte da rotina de mulheres menopausadas, como o metabolismo naturalmente mais lento aliado ao sedentarismo e à má alimentação. Além disso, como ressaltado anteriormente, há mulheres que ficam deprimidas ou ansiosas nessa fase e acabam comendo mais, muitas das vezes até sem perceber.
Outros sintomas da menopausa
Além da barriga inchada, existem outros sintomas que devemos nos atentar! Confira abaixo:
- Suores noturnos;
- Depressão;
- Secura vaginal;
- Diminuição da libido;
- Dores nas mamas;
- Dor de cabeça;
- Tonturas e vertigens.
Perigos proporcionados pela barriga inchada
Muito mais que um problema estético para algumas mulheres, mas é um grande risco de desenvolver doenças graves, como diabetes tipo 2, complicações cardíacas e até mesmo câncer. Por isso, deve-se prevenir, antes dos 47 anos, exercitar-se regularmente e alimentar-se bem. No entanto, caso já tenha passado dessa idade, os exercícios e a alimentação devem ser mais rígidos.
Cuidados importantes com o intestino
A menopausa mexe com o intestino devido à diminuição da produção hormonal, e, consequentemente, podemos desenvolver algumas complicações, como, principalmente, constipação e síndrome do intestino irritável. Para isso, é necessário ter um maior cuidado, mudando a alimentação e o estilo de vida.
As fibras ajudam a amolecer as fezes e facilitam a digestão de alimentos, por isso, é preciso incluir alimento à sua rotina, como frutas com casca, alimentos integrais e legumes ricos em fibra.
Além disso, existem determinados exercícios e atividades físicas que ajudam a regular movimentos intestinais, como caminhada, corrida, ciclismo, dança, natação e ciclismo.
Como eliminar gases na menopausa?
Devido à redução do estrogênio, a forma com que o corpo digere as gorduras da alimentação sofre uma alteração, provocando, assim, o aumento na produção de gases, responsáveis pela sensação de barriga inchada.
Se você sofre com isso, fique calma, pois separamos 6 tratamentos naturais para eliminar os gases na menopausa, confira a seguir:
Evite alimentos que provoquem gases: brócolis, repolho, couve de Bruxelas, couve-flor, cebola, alho e aspargos, maçãs, pêssegos, peras e ameixas, chiclete, aveia e ervilha devem ser consumidos com moderação, pois produzem muitos gases em nosso intestino.
Evite consumir bebidas gasosas: refrigerantes, água com gás e cerveja possuem gás carbônico na sua composição, o que aumenta a quantidade de gases no sistema gastrointestinal, resultando em excesso de gases.
Evitar beber líquidos durante as refeições: durante a refeição atrapalha o processo da digestão.
Consumir iogurte natural: tente consumir pelo menos uma quantidade por dia, pois atuam na melhora da flora intestinal.
Consumir abacaxi ou mamão: trata-se de frutas que estimulam o intestino, pois promovem a digestão.
Consumir pequenas porções de alimentos: segundo pesquisas, ingerir a comida fragmentada, em vez de porções inteiras, faz com que as pessoas se sintam mais saciadas e comam menos.
Mastigar bem os alimentos: a prática da mastigação num ritmo apropriado favorece a digestão e absorção de nutrientes, reduzindo as chances de constipação e aumentando a saciedade.
Além disso, massagens na barriga podem ajudar a reduzir a produção de gases, e alguns chás também podem auxiliar nesse processo, como os de erva-doce, cardamomo, genciana e gengibre.
É possível prevenir a barriga inchada na menopausa?
Sim! É possível tomar medidas para prevenir a barriga inchada proporcionada pela menopausa! Para isso, recomendamos:
Adotar uma dieta baixa em carboidratos: diminua o consumo de açúcar, pão branco, massas, cereais processados, doces e alimentos processados. Opte por aveia, farelo de trigo, linhaça, banana, maçã, pêra e uva, por exemplo.
Consumir bastante proteína: o organismo, durante a menopausa, pode haver deficiência de proteína, por isso, opte por consumir alimentos ricos em proteína, como soja, camarão, frango, salmão, amêndoas, carne vermelha, peixes, tofu, leite de vaca e ovos.
Consumir alimentos ricos em fitoestrógenos: tal consumo auxilia as mudanças nos níveis de estrogênio. Por isso, inclua alimentos ricos em fibras em sua dieta, distribuindo-os nas refeições e misturando-os a condimentos ou molhos, como sementes de linhaça, de abóbora, grãos integrais, especialmente farelo e algumas frutas, como bagas.
Pratique exercícios com pesos ou elásticos: promove a perda de gordura ao mesmo tempo que previne a perda de massa muscular. Pratique-os por 15 minutos ao dia, inicialmente, e se surpreenda com os resultados.
Pratique atividades relaxantes: o estresse, além de aumentar o risco de doenças cardíacas, portanto, recomendamos a prática de atividades como meditação e yoga, que promovem não só a saúde física, mas também a saúde mental. Além disso, podem ser eficazes na melhoria de outros sintomas, como alterações de humor e irritabilidade.
Tratamentos para barriga inchada na menopausa
Meno Aliv — o queridinho das mulheres
O mercado, hoje, conta com o melhor e mais completo suplemento 100% natural voltado para amenizar os sintomas da menopausa, entre eles, o estômago alto. Estamos falando do Meno Aliv, que é composto por óleo de prímula, óleo de linhaça, TCM puro, óleo de palma e as vitaminas A, D, E e K.
A junção dos componentes do Meno Aliv atuam em conjunto para diminuir a papada, auxiliar contra o estômago alto, dar mais foco e resistência, prevenir doenças neurológicas, estimular a digestão acelerada, reduzir o apetite, prover energia, acelerar o metabolismo, diminuir a barriga de pochete e ajudar na diminuição de medidas. Isso sem contar com todos os demais sintomas da menopausa que são aliviados!
Chás para desinchar na menopausa
Alguns chás auxiliam a diminuir o inchaço provocado pelo acúmulo de gases e pela concentração de gordura durante a menopausa. Invista em, após prepará-los, tomar ao amanhecer e ao anoitecer, junto às cápsulas do queridinho das mulheres, o Meno Aliv. É uma ótima pedida para quem não tem o costume de tomar café da manhã ou segue alguma dieta intermitente.
Chá de gengibre com abacaxi
Indicado para pessoas que desejam emagrecer, pois ajuda a acelerar o metabolismo, estimulando o gasto de energia, além de promover a saciedade e contribuir para bom funcionamento do intestino, pois é rico em fibras.
Chá verde com amora
Contém propriedades diuréticas e termogênicas, ajudando a desinchar a barriga e acelerar o metabolismo, facilitando a queima de calorias e promovendo o emagrecimento.
Chá de capim-limão
Possui propriedades diuréticas, ajudando a eliminar o excesso de líquidos no corpo, diminuindo o inchaço da barriga, uma alternativa interessante para incluir na alimentação para emagrecer.
Escrito por Redação Zolve Labs