Descubra o porquê a menstruação chega mais cedo para algumas meninas e como identificá-la
A menarca pode assustar — e muito — as meninas, pois escutar relato de outras mulheres, geralmente mães e avós, é uma coisa, mas viver na pele naquele momento, é algo mais delicado. Principalmente quando algumas meninas passam pela experiência antes da hora esperada, geralmente antes mesmo de completarem 10 anos de idade. Mas qual é o nome desse fenômeno e por que ele acontece?
O que é a menarca?
A menarca é a primeira menstruação na vida de uma mulher, e uma das últimas fases da puberdade. O primeiro ciclo tende a acontecer entre os 10 e 15 anos de idade, algo que varia conforme o estilo de vida, histórico de menstruação das mulheres da família, hábitos alimentares, alterações hormonais, entre outros fatores.
A partir da primeira menstruação, outros processos fisiológicos acontecem, o que marca o início da maturação sexual da mulher, como o surgimento das mamas (telarca), surgimento de pelos (pubarca), desenvolvimento do aparelho genital e, por fim, o começo da ovulação, que define a capacidade reprodutiva feminina.
E a menarca precoce?
Quando a primeira menstruação acontece antes dos 10 anos, por volta dos 9 ou 8 anos, ou até mesmo menos, ela é considerada precoce. A menarca precoce é um dos sintomas causados pela puberdade precoce, quando a transição do corpo de criança para a fase adulta começa antes da hora (8 anos em meninas, e 9 anos em meninos).
4 causas para a menstruação precoce
A menstruação precoce pode ser explicada, existem exatas quatro causas para tal acontecimento na vida de uma mulher, confira abaixo:
Puberdade e fatores hormonais
A puberdade precoce pode ser recorrente à exposição da criança a algum hormônio (via medicamentos, por exemplo), onde as glândulas, como os ovários, passam a produzir, por algum motivo, os hormônios sexuais precocemente.
Nessa condição, a região do cérebro chamada hipófise começa a liberar o hormônio luteinizante (LH) e o folículo-estimulante (FSH) antes da hora, isto é, a partir dos 9 ou 10 anos, em média.
Obesidade
Segundo estudos da Universidade de Plymouth, a obesidade infantil pode ser uma das causas da puberdade precoce, pois o ganho de peso provoca alterações nocivas para os níveis hormonais de uma criança.
Uma criança obesa aos 5 anos de idade, por exemplo, tende a ter níveis mais baixos da proteína chamada Globulina Transportadora de Hormônio Sexual (SHBG), que se liga aos hormônios sexuais, apresentando alta incidência na infância e diminui significativamente antes da puberdade, para permitir que a maturidade sexual aconteça.
Histórico familiar
A menarca precoce também pode ocorrer a depender do histórico familiar, através de influência genética. Existem mutações em genes que podem modular o início da puberdade tanto em meninos quanto em meninas. Essas mutações podem alterar a sinalização celular e o estímulo dos hormônios que induzem a hipófise a produzir as gonadotrofinas (hormônios que estimulam os ovários).
No caso da condição genética, não há como impedir a transmissão para a filha, pois ela ocorre ao acaso.
Estilo de vida
Dentre as principais causas, o estilo de vida e a alimentação das jovens se sobressai, pois, por exemplo, a depender da alimentação errônea e exagerada em certos alimentos, as meninas podem consumir o hormônio das aves. E tal consumo pode levar à obesidade, entre outros problemas.
Os frangos precisam ser abatidos muito cedo e, por isso, precisam crescer mais rápido, sendo alimentados com hormônios que aceleram o desenvolvimento das meninas que o consomem. O mesmo ocorre com a carne de gado, que também conta com uma alta taxa de hormônios, já que a vaca precisa gerar bezerros o tempo todo para seguir com a produção leiteira.
Assim, ao consumir carne bovina e leite bovino, as jovens também são expostas aos riscos de ter uma menstruação precoce.
7 sintomas da menarca precoce
Existem vários sintomas que devem ter uma atenção maior tanto dos mentores quanto da criança que já é predisposta geneticamente para passar pela menarca precocemente, como:
- Sangramento vaginal
- Leve inchaço corporal
- Pelos pubianos
- Aumento das mamas
- Aumento dos quadris
- Dor na região abdominal
- Sinais psicológicos, como tristeza, irritação ou aumento da sensibilidade.
E, ainda, é possível notar uma secreção esbranquiçada ou amarelada em suas calcinhas, meses antes da menarca.
Como retardar a menarca precoce?
Há formas naturais de retardar a menarca precoce, porém as chances são menores em casos com predisposição genética. Em demais casos, a prática de exercícios intensos, uma alimentação balanceada, com pouca caloria, e noites de sono completas são ótimas maneiras de retardá-la.
Outras maneiras envolvem o uso de suplementos naturais, que agem como reguladores hormonais naturais, que promovem o balanceamento dos hormônios para agirem de acordo.
*Meno Aliv não é recomendado para menores de 19 anos. Peça a orientação de um médico antes de indicar a suplementação a um paciente dependente.
Escrito por Redação Zolve Labs