Descubra para que servem e qual é a diferença entre esses dois tipos
Muitos já ouviram falar sobre o colágeno e seus benefícios, mas ainda há muitas dúvidas a respeito da diferença entre os tipos de colágeno, principalmente entre os tipos 1 e 2.
Para que os movimentos naturais entre nossas articulações, tendões e ossos ocorra naturalmente, é necessária uma boa quantidade de colágeno. Mas, afinal de contas, qual é a diferença entre esses tipos? Para que servem?
O que é colágeno?
O colágeno é uma proteína que pode ser encontrada na pele, tecidos e ossos, responsável por fornecer estrutura, firmeza e elasticidade à pele.
Diante da perda de produção de colágeno natural, ao longo dos anos, passamos a sentir dores nas articulações ou tendões e ligamentos mais rígidos, músculos enfraquecidos, e a pele fica menos firme. É também a partir daí que surgem as rugas, linhas de expressão, doenças articulares, entre outros. Por isso, é necessário repor essa proteína tão importante.
Colágeno tipo 1
Apesar da grande variedade de colágenos, armazenamos em maior quantidade o tipo 1 (colágeno nativo). Pois é responsável por quase 90% da produção da massa óssea, encontrada em tendões, pele, ligamentos, córnea e outros tecidos conjuntivos.
Qual é a sua função?
O colágeno hidrolisado — tipo 1 — é conhecido por oferecer benefícios estéticos, relacionados à saúde e à musculação. Pois melhora a saúde e o bem-estar de diferentes maneiras, tornando-se uma opção atrativa para aqueles que buscam aprimorar sua qualidade de vida.
O uso do colágeno tipo 1, no campo da beleza, é utilizado para promover a firmeza da pele, melhorar a elasticidade e prevenir o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas, proporcionando, assim, uma aparência jovial.
Além disso, ele ajuda a reduzir as dores associadas a doenças como artrose e artrite, contribui para o tratamento e prevenção da osteoporose, protege e previne o desgaste das articulações, e também auxilia no controle da pressão arterial.
O colágeno tipo 1 também é uma opção para aqueles que praticam musculação e desejam ganhar massa magra e muscular, visto que é composto principalmente por proteínas. Sendo assim, pode ser combinado com o uso de Whey Protein e outros suplementos, já que é uma opção natural que não causa efeitos colaterais.
Para quem é indicado o colágeno tipo 1?
O colágeno tipo 1 é indicado para pessoas que buscam uma pele mais saudável, resistente e jovem, pois ele melhora a firmeza da pele, fortalece as articulações, fortalece as unhas e o cabelo, ajuda no tratamento da osteoartrite e ajuda no processo de cicatrização.
Colágeno tipo 2
O colágeno tipo 2 — colágeno não desnaturado — também pode ser encontrado em regiões que resistem a maiores pressões, como na cartilagem hialina e elástica, nos olhos e nos discos intervertebrais, no entanto, é originado a partir de outro processo.
Qual é sua função?
O colágeno tipo 2 atua no fortalecimento das estruturas da cartilagem, promovendo maior flexibilidade e extensibilidade, protegendo os ossos, evitando desgaste entre eles e até a dor.
Sua função é proteger a cartilagem, impedindo seu desgaste natural, reduzir a inflamação nas articulações, proteger dos desgastes gerados pela prática de exercícios físicos, diminuir o risco de lesões nas cartilagens e combater doenças crônicas como a artrite reumatoide e a osteoartrite.
Para quem é indicado o colágeno tipo 2?
Este tipo de colágeno é indicado para todos, por conta do desgaste natural das articulações, cartilagens e ossos, mas, principalmente, para pessoas que sofram de doenças articulares auto imunes, pois o organismo reconhece o colágeno como uma ameaça, fazendo com que assim, produza enzimas que destroem a cartilagem. Podemos destacar algumas situações em que isso ocorre, confira abaixo:
- Osteoartrite autoimune;
- Inflamação de articulações;
- Lesão em cartilagens;
- Artrite reumatoide.
Benefícios do colágeno
O colágeno tipo 1 e 2 proporcionam vários benefícios ao nosso organismo, afinal, são essenciais para o bom funcionamento do corpo:
- Fortalece as unhas e os cabelos;
- Melhora o aspecto da pele, dando firmeza e hidratação;
- Ajuda no tratamento contra flacidez;
- Previne o envelhecimento precoce da pele;
- Evita e protege os desgastes das articulações;
- Auxilia no tratamento da osteoporose.
Como repor o colágeno necessário no dia a dia?
Para prevenir a perda precoce de colágeno e repor a proteína que é desgastada naturalmente a partir dos 25 anos, recomendamos o uso diário do Zolve Skin Colágeno, o produto mais completo no mercado e recomendado para gestantes e lactantes, graças ao ácido fólico — componente estritamente necessário durante a gestação — presente em sua fórmula.
O Zolve Skin Colágeno é desenvolvido em scoops compostos por ácido hialurônico, ácido fólico, coenzima Q10, colágeno hidrolisado, vitamina C, zinco e rico em fibras, isto é, são 7 ativos em 1 único produto. O uso contínuo e diário desse suplemento ameniza os sintomas gerados pela queda natural na produção de colágeno, hidratando a pele, proporcionando melhora da elasticidade e firmeza, suavização de rugas e linhas de expressão, fortalecimento do tubo neural do bebê em desenvolvimento para gestantes.
Além disso, uma nova surpresa da Zolve também pode te ajudar. Quer descobrir como?
Escrito por Redação Zolve Labs