Identifique os sinais que indicam uma possível deficiência de CoQ10 e aprenda como a suplementação pode ajudar.
A coenzima Q10 é um dos nutrientes mais importantes para quem busca uma dose extra de energia para encarar o dia a dia, sem contar que é um aliado para a saúde do coração. No entanto, muitas pessoas sofrem de alguns sintomas, como cansaço constante, fraqueza muscular, problemas cardiovasculares e perda de elasticidade da pele, e não sabem a razão por trás disso, mas e se dissermos que pode ser a falta de coenzima Q10?
Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre a coenzima Q10 e os sinais de que você está precisando suplementá-lo.
O que é coenzima Q10?
Também conhecida como ubiquinona, a coenzima Q10 é uma substância dissolvida em gordura que está presente em todas as células. É encontrada principalmente no coração, fígado e rins e auxilia na transportação de energia para o corpo.
Benefícios da coenzima Q10
O consumo adequado de coenzima Q10 pode auxiliar de diversas formas, impactando positivamente na saúde de todos, como:
- Ajuda a afastar a fadiga e a aumenta a energia para realizar atividades cotidianas, favorecendo até mesmo o desempenho nas atividades físicas;
- O coração depende da coenzima Q10 para bater forte e no ritmo certo. E, segundo estudos científicos, é um nutriente importante para prevenir a insuficiência cardíaca, arritmia, angina e pressão alta;
- Contém propriedades antioxidantes, pois atua como “sequestradora” dos radicais livres, protegendo, assim, o corpo de perigos como enfraquecimento do sistema imunológico e doenças crônicas;
- Auxilia na melhora da aparência da pele, justamente por contribuir para a redução de radicais livres que podem trazer sinais da idade prematuramente.
- Evita o envelhecimento precoce, pois auxilia na oxigenação das células e contribui com firmeza e elasticidade.
Sintomas da necessidade de coenzima Q10
Dentre os principais sintomas da necessidade de coenzima Q10, a falta de energia se destaca. Mas também devemos nos atentar aos demais sintomas:
- Fraqueza nas pernas;
- Perda de massa muscular;
- Problemas cardiovasculares;
- Falta de elasticidade na pele.
Para facilitar a investigação do porquê termos uma queda desse nutriente em nosso organismo, podemos destacar cinco fatores que proporcionam tal deficiência, o envelhecimento, estresse oxidativo, uso de estatinas, deficiência de vitamina B6 e prática intensiva de esportes.
Como a coenzima Q10 pode afetar o seu sono?
A Coenzima Q10 potencializa a oxigenação das células cerebrais, promovendo, assim, a qualidade de sono, travando uma batalha contra o estresse oxidativo. Inclusive, há relatos de pacientes médicos que o consumo da suplementação de coenzima Q10 antes de ir dormir, proporciona uma experiência melhor durante à noite.
Afinal, esse nutriente regulariza o sono e ativa a função mitocondrial das células cerebrais.
Coenzima Q10 e desobstrução das artérias
Como a isquemia do músculo cardíaco representa a falta de irrigação sanguínea e oxigenação, como produto da obstrução de artérias por placas de gordura, segundo estudos, a suplementação da coenzima Q10 favorece a metabolização do excesso de colesterol, proporcionando, então, alívio ao processo inflamatório existente nas artérias do coração, especialmente nas pessoas que fumam e nos diabéticos, desobstruindo as artérias.
Benefícios da coenzima para doenças arteriais
Graças à coenzima Q10, nosso organismo têm um bom funcionamento das mitocôndrias, fornecendo, assim, uma imunidade forte. Além disso, segundo estudos, a suplementação desse nutriente controla o colesterol e os triglicerídeos, reduz a pressão cardiovascular, atenua os sintomas da fibromialgia e, ainda, reduz o risco de doenças neurodegenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer.
Coenzima Q10 e dores musculares
A coenzima Q10 ajuda a melhorar a função muscular e a produção de energia celular, podendo levar à redução da dor e da fadiga em pacientes que sofrem com a fibromialgia e outras dores musculares, melhorando sua disposição.
Além disso, também ajuda a reduzir a inflamação e a dor no corpo, melhorando a qualidade de vida e também, consequentemente, a qualidade do sono.
Como incluir a CoQ10 na rotina de suplementação?
Ao notar que é necessária uma suplementação de coenzima Q10, é necessário suplementá-lo de forma natural. Para isso, há duas formas que devem ser utilizadas em união, uma alimentação rica e balanceada e o uso diário do Zolve Skin Colágeno, que possui em sua fórmula esse importante nutriente somado a demais componentes potencializados, cujos auxiliam no tratamento da pele, dos ossos e articulações.
Alimentos ricos em coenzima Q10
Pequenas quantidades de coenzima Q10 podem ser encontradas em grãos e sementes (amendoim, nozes, grão de soja, pistache e feijão azuki), frutas (laranja, morango e abacate), vegetais (particularmente espinafre e brócolis).
Mas vale ressaltar que o consumo dos alimentos não é altamente absorvido pelo organismo, sendo apenas 10%. Desta forma, recomenda-se que, para manter os níveis da substância equilibrados, a suplementação com o Colágeno da Zolve Skin.
O Colágeno da Zolve Skin é um suplemento 100% natural que ameniza os sintomas provocados pela queda natural da produção de colágeno em nossos corpos.
São 7 ativos em um único produto, desenvolvido com tecnologia de ultra concentração, composto por colágeno verisol®, ácido hialurônico, ácido fólico, coenzima Q10, colágeno hidrolisado, vitamina C e zinco.
Aproveite para garantir o colágeno mais completo do mercado com até 51% OFF + frete grátis enquanto é tempo!
Escrito por Redação Zolve Labs